Foto: Marcelle Cristinne(Agência Sergipe de Notícias)
Milhares de fiéis, inclusive de Itabaiana, participaram da peregrinação a Divina Pastora na manhã deste domingo, 16. O evento religioso, considerado um dos mais importantes de Sergipe, contou com a presença do governador em exercício Jackson Barreto que, ao lado dos demais fiéis e do bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa, percorreu mais de 10 km de trajeto num ato de fé. A peregrinação teve início na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Riachuelo, onde foi celebrada uma missa e seguiu até a Igreja Matriz Nossa Senhora Divina Pastora, no município que leva o mesmo nome da santa.
“A peregrinação é um instrumento de fé muito importante para nós católicos. Não é apenas uma caminhada, mas uma prova de amor à mãe de Jesus. Nossa Senhora Divina Pastora é a condutora desse povo e é por meio dela que nós chegamos ao seu filho e fortalecemos a nossa fé. Estou aqui hoje fazendo o meu papel como governador do Estado em exercício, e representando o governador Marcelo Déda, rezando pelo povo sergipano e por sua felicidade, mas, acima de tudo, em nome da fé”, declarou Jackson Barreto.
Para o bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa, o significado da peregrinação está em lembrar aquilo que somos: peregrinos. “Devemos lembrar que todos somos peregrinos, que devemos caminhar para chegarmos ao céu”, explicou. Sobre cantos em glória à Nossa Senhora e ao Senhor, a multidão não desanimou um instante sequer durante a longa caminhada. “É uma festa religiosa em um lugar de oração. Está muito bem organizada e agradecemos a colaboração do Governo do Estado que contribuiu para isso”, ressaltou.
Tradição
A peregrinação, que está em sua 53ª edição, traz este ano o tema ‘Como Maria Cremos em Deus’, e teve sua programação organizada desde a última quinta-feira, 13. Segundo estimativas da Polícia Militar, em média, 100 mil pessoas passaram por Divina Pastora durante o evento religioso. Caravanas vindas de diversos municípios e até mesmo de outros estados foram responsáveis pela aglomeração de fiéis que se formou na praça principal, demonstrando a força e consolidando a tradição de Divina Pastora como destino turístico religioso.
A professora aposentada Luciene Lima Santos, 61 anos, do município de Feira Nova, participa da peregrinação há quatro anos e enxerga neste ato um sentido de fé. “Caminhei todo esse percurso, mas não estou cansada. Sinto-me mais leve, pois tenho certeza que Jesus e Maria estão conosco. Aproveitei a caminhada para pedir perdão a Jesus e orar pela minha família e pelos nossos governantes", disse. A aposentada aproveitou ainda para destacar a importância de contar com a presença de Jackson Barreto durante a caminhada. “Acho importante que o governador em exercício esteja aqui representando nossos governantes, pois demonstra que ele se preocupa e permite que Jesus esteja presente na administração deles”, enfatizou Dona Luciene.
De acordo com a prefeita do município, Maria Augusta Lima Santos, a peregrinação representa um momento único no calendário do município. “Divina Pastora é uma santa milagrosa e muitas pessoas vêm pagar suas promessas aqui. Essa festa reúne peregrinos que vêm de diversos lugares, comprovando como tanto a Santa quanto o município são especiais” afirmou a prefeita.
Com informações da ASN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário