quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Recadastramento Biométrico: Confira os últimos números!
Em entrevista ao Programa "Na Boca do Povo" da Princesa FM da cidade de Itabaiana, a juíza Anuska Rocha Souza, titular da 9ª Zona Eleitoral de Sergipe, lembrou da importância do Recadastramento Biométrico que está sendo realizado no Cartório Eleitoral situado na Avenida Luís Magalhães nesta cidade.
A merentíssima afirmou: "Todos os eleitores que ainda não vieram, deverão comparecer ao cartório de posse de documento de identificação oficial com foto, RG ou carteira de motorista, ou mesmo o passaporte, e se possível o CPF, comprovante de domicílio também, trazendo ainda o título de eleitor se possível, para a realização do recadastramento. Aquele eleitor que não compareceraté a data limite determinada pelo TSE, terá o título cancelado. Então, nós estamos possibilitando aqui o atendimento diariamente, sendo que o cartório eleitoral está funcionando de segunda à sexta, das 8:00 às 18:00h. Aos feriados e finais de semana, das 8:00 às 13:00h", concluiu a juíza.
Quem quiser fazer o seu agendamento por telefone, é através do 3431-3166. O atendente do cartório fará a conferência dos dados fornecidos pelo eleitor e em seguida confirmará o agendamento do mesmo. Outro procedimento de agendar seu recadastramento, é via internet. O site é: http://www.tre-se.gov.br/. É só acessar e fornecer os dados necessários ao sistema que de imediato confirmará o agendamento.
A juíza Anuska Rocha solicita que o eleitorado Itabaianense não deixe este procedimento para a última hora. Por enquanto não há filas. O ambiente está tranquilo ao longo de todo o dia, principalmente durante a semana. O procedimento é prático e rápido. "Nossas equipes estão preparadas. O eleitor que comparecer, terá colhida sua digital dos dez dedos das mãos, a assinatura eletrônica do eleitor e ainda será realizada uma foto que ficará constando no caderno de votação. Esta é uma oportunidade de atualizar todos os dados do eleitorado", enfatizou.
Segundo informações do TSE, esses dados posteriormente serão utilizados para a Carteira de Identificação que será unificada nacionalmente.
Esta é uma certeza maior em torno da segurança do eleitor em relação a seu voto. No dia da eleição, a digital do eleitor é que fará com que a urna eletrônica possibilite e facilite a sua votação.
Quem não votou nas últimas eleições, terá que pagar uma multa, atualmente no valor de R$3,50 por turno ausente, o que irá resultar na regularização de sua situação junto a Justiça Eleitoral, e ganhará normalmente o seu direito de voto nas próximas eleições estando recadastrado legalmente. O eleitor que não comparecer até o dia 16 de dezembro, terá seu título automaticamente cancelado.
Em relação a transferência de domicílio eleitoral e alistamento, o procedimento será o mesmo do recadastramento biométrico.
A 9ª Zona Eleitoral tem um eleitorado superior a 60.315 votantes. Até o final da manhã desta quarta-feira, dia 26, foi confirmado pelo portal notnet.com.br, o recadastramento de 32.489 eleitores, com 1.077 alistamentos e 921 transferências. Alistamento é no caso de novos eleitores, principalmente na faixa de 16 a 18 anos. É o caso de quem nunca teve título eleitoral, nunca votou. Já a transferência, é no caso do eleitor que vem de outra cidade, e passa a votar em Itabaiana.
De acordo com a Juíza Anuska, a meta do TSE é de alcançar 70 % do eleitorado existente para as zonas eleitorais do interior, mas a justiça local quer chegar bem próximo dos 100% em Itabaiana. "É com este objetivo de 100% que aquí ampliamos o nosso atendimento não só na semana, como também aos feriados, sábados e domingos para possibilitar que todos possam fazer o seu recadastramento", declarou.
Ainda na entrevista ao repórter Roberto Carioca na Princesa FM, a responsável pelo Justiça Eleitoral finalizou colocando o seguinte: "Nossa equipe está preparada. Tem um bom rítmo no atendimento, tanto é que as pessoas que estão procurando o cartório, não estão mais enfrentando filas. Lembro mais uma vez que o agendamento facilita também aos eleitores", encerrou a Dra Anuska Rocha Souza, Juíza Eleitoral da 9ª Zona em Sergipe.
Da redação notnet.com.br/Roberto Carioca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário