domingo, 30 de outubro de 2011
Ex-delegada de Itabaiana destaca combate ao tráfico
Katarina Feitosa, Superintendente da Polícia Civil-SE
Dados estatísticos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apontam em Sergipe um aumento considerável no número de apreensões de drogas e prisões de pessoas envolvidas com o tráfico de substâncias entorpecentes nos últimos três anos. De 2009, até o mês de setembro deste ano, as forças policias de Sergipe apreenderam 119,65 quilos de crack; 855,93 quilos de maconha e 205,57 quilos de cocaína
Além disso, no ano de 2009, foram apreendidos 400 gramas de pasta base e 500 gramas de LSD. No ano seguinte as polícias Civil e Militar apreenderam 65 gramas de haxixe. Os bons resultados no combate ao tráfico de drogas se deram graças a uma política de repressão contínua a essa modalidade de crime, com a realização de operações, investigações e trabalho integrado envolvendo as forças policiais do Estado. A ação de Sergipe vira referência para o Ministério da Justiça no combate ao tráfico de drogas no País, já que proporcionalmente o Estado é um dos mais eficientes em políticas públicas de repressão a este tipo de crime.
Para o secretário da Segurança Pública de Sergipe, delegado João Eloy de Menezes, o trabalho de combate ao narcotráfico é extremamente importante para o controle geral da criminalidade. “Hoje todo o País luta contra as drogas. Elas hoje estão presentes não só nas grandes cidades, mas, também, nos pequenos povoados espalhados pelo Brasil. Quando assumimos a pasta elegemos como prioridade número um o combate incansável ao tráfico de drogas, pois entendemos que a atividade funciona como reboque de outras modalidades criminosas, a exemplo dos roubos, furtos, homicídios e latrocínios”, destacou Eloy.
Com a intensificação da luta contra o tráfico de drogas cresceu o número de pessoas detidas por envolvimento com a prática criminosa. No ano de 2009 foram encaminhados para o sistema prisional 266 acusados, sendo 228 homens e 38 mulheres. Em 2010 o número de detidos subiu para 391 com 317 homens e 74 mulheres presas. Já neste ano, até o mês de setembro já foram presos pelas polícias Civil e Militar 297 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Já são 247 homens e mais 50 mulheres encaminhadas ao sistema prisional em 2011.
Os números mostram que cada vez mais as mulheres se envolvem com o tráfico de drogas em Sergipe. De acordo com a delegada Katarina Feitoza(Foto), superintendente da Polícia Civil, grande parte da cocaína, pasta base e crack que é consumida em Sergipe é de origem basicamente do eixo Rio -São Paulo e das fronteiras do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com a Bolívia e Colômbia. “É necessária uma intensificação no policiamento de fronteiras para que a polícia apreenda mais drogas e prenda outros traficantes”, comentou Katarina, ex-delegada em Itabaiana, que nomeou o delegado Marcelo Cardoso como o novo coordenador do Departamento de Narcóticos (Denarc).
Fonte: SSP/SE.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário