DOCUMENTAÇÃO - Antes de viajar, o motorista deve verificar a sua documentação e a do veículo, além se informar sobre a distância que vai percorrer e os pontos de paradas, como postos de combustíveis e restaurantes.
REVISÃO - O condutor deve conferir se os faróis e para-brisas estão funcionando e se os pneus e o motor estão em boas condições. É importante verificar a situação do estepe, macaco, triângulo, chave de roda e outros equipamentos usados nas emergências.
CHUVA - O motorista deve aumentar a distância do veículo à frente e observar que o limite de velocidade sobre a via considera condições ideais de circulação. O condutor deve evitar freadas bruscas, pois isso pode provocar o efeito de aquaplanagem, que é quando os pneus do veículo perdem aderência com solo.
SINALIZAÇÃO - É importante seguir a sinalização e evitar ultrapassagens perigosas.
PARADAS - A recomendação é parar pelo menos a cada três horas, para evitar cansaço.
À NOITE - É bom evitar a circulação durante a noite, inclusive por causa de assaltos e outros crimes.
DISTÂNCIA - Em condições normais recomenda-se manter uma distância média de 20 metros do veículo à frente. Nas vias de baixa velocidade ou nas aproximações para ultrapassagem, respeite a distância mínima de 5 metros. Na ultrapassagem de motociclistas, nunca se aproximar a menos de 2 metros. A distância lateral para ultrapassar ciclista deve ser de 1,5 m, no mínimo.
ÁLCOOL - Não é recomendada a ingestão de bebida alcoólica, pois dirigir sob a influência de álcool provoca diminuição da noção do risco, levando o motorista a cometer imprudências.
"Quem dirige com responsabilidade evita acidentes, protege a si próprio e aos outros"
Nenhum comentário:
Postar um comentário