Prefeito Luciano, Secretária Roselí e Secretário Roberto em SP
Que não é de agora que o Prefeito Luciano vem sofrendo com problemas renais, isso todos os Itabaianenses já sabem. Mas a notícia de que o seu estado de saúde tem piorado ultimamente, isso nem todos sabiam.
O portal notnet lembra que desde o ano passado que este problema vem maltratando o administrador municipal, tanto é que Bispo de Lima teve constatado em 2010 que sofria de cálculo renal, vindo a sentir fortes dores que até então eram quase que imperceptivas. Na oportunidade, o tratamento específico não foi realizado pelo paciente.
Com sua saúde abalada, Luciano voltou a sentir os sintomas da doença à cerca de três semanas atrás, quando foi parar na Semedi, clínica particular da cidade, sob os cuidados de Dr. Roberto Nogueira, especialista no assunto. Na semana passada, teve um catéter implantado, objetivando assim viabilizar um melhor funcionamento, principalmente em um dos rins, o mais afetado.
Com muito mais força, as dores nos rins retornaram no último sábado, dia 26, o que o fez, a exemplo de seus familiares, a olhar com mais critérios para o caso.
Em consulta neste início de novembro, dia 10, com o Nefrologista José Roberto Nogueira, profissional da mais alta capacidade e conhecedor profundo em problemas renais em Sergipe, que também atende em Itabaiana, ficou constatada uma inflamação renal motivada por excesso de uso de medicamento. (Ver matéria notnet do dia 10/11)
Com este diagnóstico, houve a recomendação para buscar auxílio com o Urologista Ricardo Bragança, que então definiu pela implantação do catéter que tem como função principal, desobstruir os rins, o que aconteceu no último dia 19(Sábado).
Hospital já recebeu pacientes como José Alencar, Lula, o ator Reinaldo Gianechini e até o Dep. Tiririca
Com a viagem de Dr. Ricardo a um congresso que está acontecendo no sul do país, e não sentindo melhoria no seu quadro clínico, o prefeito, novamente afetado pelas dores renais, resolveu então viajar de última hora para um tratamento detalhado em São Paulo, acompanhado que foi de sua esposa, a primeira dama Roselí Andrade, e seu irmão, o Secretário de Saúde, Roberto Bispo de Lima.
Na capital bandeirantes, onde se encontra desde o domingo(27), Luciano foi de imediato, tão logo deu entrada no Hospital Sírio Libanês, submetido a uma bateria de exames com o acompanhamento do Dr. Paulo Airosa, diretor do Centro Cirúrgico da referida unidade de saúde.
Na tarde desta segunda(28), o paciente realizou um check-up geral, tentando assim se descobrir a real causa do problema, já que não há histórico da doença em sua família. Uma Ultrasonografia, aliada a exames de Sangue, Raio-X, Coleta de Urina e Parasitológico de Fezes, todos já estão prontos a serem apresentados ao Dr. Airosa.
Outro exame importante nesta luta contra a doença, é uma Ressonância Magnética, a ser realizada na tarde desta terça-feira. Com este diagnóstico em mãos, o Hospital Sírio Libanês irá finalmente descobrir a causa do problema, e o tratamento ideal a ser indicado.
"Na manhã de hoje, os Rins de Luciano estão funcionando normalmente", afirmou o Secretário Roberto, irmão do prefeito nesta terça-feira. "Posso adiantar que aqui em São Paulo está tudo sob controle. Luciano está conosco, inclusive dormindo no hotel, ele não está internado, e até passeia nas horas vagas comigo e Roberto Bispo", informou sua espôsa, a Secretária Roselí Andrade.
Nesta quarta(30), o prefeito retornará ao Dr. Paulo Airosa no Sírio Libanês. Na oportunidade, será definida se a pedra será retirada a laser ou outro tipo de procedimento será tomado. Ao contrário dos hábitos diários de Luciano Bispo, a recomendação médica é de ingerir água em abundância.
A própria família não esconde a preferência do paciente, principalmente por Coca-Cola, ao invés de água. O corpo clínico que o assiste, não descarta ser o refrigerante em demasia, a causa maior do problema renal
. "Meu irmão bebe em média, dois(2) litros de Coca-Cola por dia. E ainda toma um remédio recomendado, mas toma em excesso, é só chegar a dor", adiantou o secretário municipal, também em São Paulo. "O hábito de comer muita carne, principalmente a carne vermelha, também é benéfica ao surgimento de pedra nos rins", alertam os profissionais de saúde.
De acordo ainda com informações de Roberto Bispo e Roselí Andrade, direto da capital paulista, o quadro clínico de Bispo de Lima nas últimas 36 horas, se encontra sem alteração. O prefeito reage muito bem ao tratamento, e o funcionamento do rim mais afetado, é bastante satisfatório, algo em torno dos 80% de suas condições normais.
Se tudo continuar a correr bem, o retorno de Luciano, Roselí e Roberto Bispo(Foto) à cidade natal, deverá acontecer no decorrer do dia nesta quinta-feira, 01 de dezembro. Tomara, e muita força, fé e esperança também, prefeito. Saúde e sucesso nesta sua luta pela recuperação ampla de seu bem estar. E que jesus esteja sempre conosco. Tá dado o nosso recado, família Itabaianense!
Roberto Carioca/Redação notnet.com.br, a informação com responsabilidade.