O dia 01 de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à Aids e é quando o mundo une forças para a conscientização sobre essa doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde), ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos.
No Brasil, desde 1980 a junho de 2007 foram registrados mais de 470 mil casos, segundo dados do Ministério da Saúde.
Em Itabaiana, o dia está sendo comemorado no CTA(Centro de Testagem e Aconselhamento), situado anexo ao CEO(Centro de Especialidades Odontológicas), ao lado do hospital da cidade.
De acordo com informações do Enfermeiro e Aconselhador Valtênis Braga Sílva Júnior, em entrevista ao repórter Roberto Carioca na 99,3 FM ao Programa "Na Boca do Povo", uma equipe especializada no assunto, lá se encontra disponível durante todo o dia. O objetivo é sempre esclarecer o risco, a gravidade da doença, como prevení-la, quais os tratamentos indicados, além da realização do teste anti-aids, feito gratuitamente na hora, cujo resultado é fornecido ao paciente de maneira sigilosa em 15 minutos.
"A população de baixa renda tem uma tendência maior de pegar a Aids, principalmente pelo fato de se descuidar na prevenção", afirmou Júnior. Todas as secretarias do municípío estão fazendo do uso do laçinho vermelho, símbolo da campanha que tem o tema "Aids não tem preconceito. Previna-se!".
No CTA, os trabalhos de prevenção são contra a Aids, Hepatite B e C, e VDRL, doenças de Sífilis. O tratamento de tais patologias é feito a nível de estado, na SEMAR do Bairro Siqueira Campos em Aracaju, situado a Rua de Bahia, Antigo Inamps, na linha do trem. É bom lembrar que, segundo o Secretaria de Saúde do Estado, novos casos surgem diariamente em diversos pontos de Sergipe.
Em Itabaiana, são cerca de 150 casos confirmados oficialmente com pessoas doentes com a Aids. Itabaiana, em números de registro da doença, só perde no estado para Aracaju e Socorro, pela ordem. E este é o primeiro lugar que ninguém quer ter. Proporcionalmente no agreste, a situação pior ainda é a de Campo do Brito, município de população pequena, mas com aproximadamente 50 pessoas que contraíram o vírus, inclusive mulheres. Não é à toa que recentemente o médico Almir Santana fez palestra na cidade sobre o assunto.
LEMBRETE NOTNET: Não se esqueça, lembre-se de colocar também o seu laçinho vermelho neste dia 01 de dezembro. Ambos se encontram disponíveis no CTA, a exemplo dos preservativos, as famosas camisinhas. Vá conferir!
Da redação, Roberto Carioca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário