domingo, 18 de dezembro de 2011

Luciano: "Déda ficou com raiva por causa de uma brincadeira"

   
Luciano, Maria, JB, Carlinhos, Arnaldo e A.C. Guimarães


Continuando a rodada do Cabaré de 5ª, executivo e prefeito por quatro vezes do município de Itabaiana e pré candidato a reeleição, Luciano Bispo (PMDB) foi o sabatinado por jornalistas durante a 44º edição do evento que acontece no Bar Templo Gelado. Durante a entrevista, o gestor revelou momentos vividos na trajetória política, cenários das próximas eleições, relações com adversários e dificuldades em administrar um município que faz oposição ao Governo do Estado, e afirma ainda que não lançou Marcelo Déda (PT), candidato ao Senado Federal. Apenas o desejou boa sorte.

“É importante comparecer nesta sabatina, porque aqui podemos esclarecer alguns assuntos para a população de Itabaiana, sergipana e brasileira. Várias pessoas de Itabaiana vieram participar e puderam perguntar o que quiseram”, afirmou Luciano Bispo, que estava acompanhado do deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM), do deputado federal Almeida Lima (PPS), do ex-secretário de estado da fazenda Nilson Lima (PPS), além do secretário de Comunicação do Município, Marcos Aurélio.

Marcelo Déda
O governador tem um pecado muito grande na sua administração. Déda criou uma barreira entre ele e os políticos. Ele não atende ninguém, enquanto o seu maior adversário abre as portas e atende a todo mundo. Só consegui ser atendido pelo governador agora, no quinto ano do seu mandato. O governo do estado nunca me perseguiu. Déda ficou com raiva de uma brincadeira que fiz dizendo que dois litros de água das barragens do governo de João Alves vale mais caro que qualquer obra que Déda colocou na cidade.
Itabaiana dá muito para Sergipe, e tem um poder de influencia grande dentro de uma eleição estadual. Agora o governador que implantar o Ceasa na cidade. Essa semana estive com Ferrari para vê o andamento do projeto. Caso venha a obra, Marcelo Deda marcará o nome na cidade porque esse é um sonho antigo do povo do município.

PMDB
Garanto que não vou ficar em cima do muro na eleição de 2014. Eduardo Amorim teve uma raridade em Itabaiana onde todos os grupos políticos o apoiaram na última eleição. Foram mais de 36 mil votos na cidade. A questão de Marcelo Déda, Eduardo Amorim, João Alves Filho e Jackson Barreto só resolverei quando chegar a hora. Primeiro tenho que pensar em minha eleição em 2012. Se perder a eleição, serei rolete de cana chupado e não poderei mais opinar em nada.
Para Luciano, o caminho que se está desenhando em Sergipe, é JB versos Amorim. Quando eles se resolverem ou vou me resolver, mas garanto que não ficarei em cima do muro, reafirmou.

Ministério Público
Nunca tive meu mandato ameaçado. Claro que todos que foram prefeitos de Itabaiana receberam processos por falhas técnicas, mas ganhei todos em primeira instância. Inclusive na semana passada ganhei mais um. Em 2004 a CGU veio fiscalizar o município e questionou porque eu tinha comprado aos Peixotos. A CGU disse que eu implantei o cartel, mas os Peixotos são seis irmãos e concorrem entre eles. Todos sabem que eles dominam o comercio de Itabaiana. Esse questionamento tenho como provar e irei provar. O importante é que a merenda escolar estava sendo entregue em dia. Comprei R$ 103 mil e a multa que aplicaram foi de sete milhões de reais.

PT Itabaiana
Fico surpreso quando as pessoas me questionam do PT de Itabaiana. O PT só elegeu um vereador na cidade e que agora está com o prefeito. O PT estadual é uma coisa e o PT de Itabaiana é outra, e tenho orgulho de ter Olivier ao meu lado por ser um homem de bem. Quem colocou Olivier nos meus braços foram os meus adversários, onde foi mal tratado dentro do seu próprio partido. Não tenho nenhum compromisso dele como vice em Itabaiana, e sei que Déda vai está em outro palanque e cada um procura o seu espaço. Uma vez fui convidado a me retirar do palácio porque disse que votava em Lula. Esse fato aconteceu quando Valadares era governador e em uma reunião com prefeitos, perguntou quem votava em Lula, e eu disse que votava em Lula e não em Collor. José Carlos Machado dizia que eu era o único capitalista que votava em Lula.

Albano Franco
Apoiei Albano Franco na sua campanha de governador e pedi que ele fosse em Itabaiana para tomar um posicionamento. Eles estavam prestes a perder a campanha lá. Mais sabia que ele era aliado a muito tempo de Chico de Miguel. Depois de Albano eleito recebo uma ligação de Benedito Figueiredo, então vice-governador, que pediu que fosse ao palácio falar com Albano. Na reunião estavam Albano, Benedito e eu. No encontro Albano veio com uma conversa sem pé nem cabeça dizendo que Pimenta Neves disse que Chico de Miguel queria sair do PSDB e ir para o PMDB e que ele (Albano) deveria romper comigo. Olha só que conversa. Saí de lá que quase não conseguia abrir a porta da sala. Chorei no carro até chegar em Itabaiana pensando no que ia dizer para o povo de Itabaiana.

Maria Mendonça
Não acredito que alguém seja uma boa administradora se não tinha uma secretaria de Planejamento e de Cultura. Perguntem a Maria Mendonça quantas escolas ela construiu em Itabaiana. Eu faço em Itabaiana uma sala de aula a cada 45 dias. Ela criou a SMTT e não implantou. Quando voltei a prefeitura, encontrei tudo pronto e implantei. Eu fiz todos os concursos na cidade, e na administração dela aconteceu um concurso e ninguém foi chamado, nem recebeu o dinheiro de volta? Ao invés de Maria Mendonça chamar 600 concursados, ela contratou 600 cargos de comissão. Isso que ela fez é uma boa administração? O povo de Itabaiana deu a resposta a ela na eleição de prefeito, por isso não tenho medo de nenhum adversário.
Espero que Valmir e Maria se entendam. Só precisa saber quem confia no outro. Eu não sei se essa confiança existe.

Reforma Política
Acho que todo prefeito deveria ter mandato de cinco anos. Claro que sou prefeito e vou disputar a reeleição, mas nem por isso serei contra a um mandato de cinco anos para prefeito e depois acabou. Com o mandato de quatro anos e a reeleição, fica muito corrido fazer campanha de dois em dois anos.
Outro ponto que deveria ser mudado, é que os deputados e vereadores mais votados são os que deveriam ganhar a eleição, acabando assim com a coligação. Tenho um exemplo desta prática que foi Arnaldo Bispo que foi o 16º mais votado de Sergipe e ficou na suplência. Eu já vi prefeitos perderem a eleição por causa de um voto, mais no caso de deputado, é só Arnaldo que eu tenho conhecimento. Ele sofreu por quatro anos caladinho. Tem que acabar com o leilão de partido. Agora o jogo é esse e nós temos que jogar assim mesmo.

Emendas e subvenções
Sou a favor de emenda e subvenções porque ajuda sempre os mais pobres. Agora o que deve acontecer é uma maior fiscalização na aplicação do dinheiro. Veja só uma associação pobre de uma cidade do interior receber uma subvenção de um deputado. É com esse dinheiro que aquela instituição vai ajudar a população. Estas associações vão trabalhar com a terra e colher os frutos o ano inteiro.
Tivemos 700 prefeitos nos últimos anos em Sergipe, observem quantos ao morrerem não tinham nem o caixão para se enterrar. O prefeito tem que ser bem pago, porque abre mão de suas famílias e de sua vida particular para administrar em uma cidade. Quantos prefeitos têm a oportunidade de pegar seus filhos e sua esposa para passear em um dia de domingo. Eu ganho 14 mil reais liquido, mas em compensação vivo Itabaiana intensamente, durmo e acordo pensando no melhor para a cidade.

Por Danilo Cardoso e Chico Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário