Como o total do eleitorado de Itabaiana é de 60.317, há uma tendência de que o município perca algo em torno de 8.000 a 10.000 cidadãos com direito a voto em outubro do ano que vem, prognóstico este que parece não preocupar a classe política Itabaianense, até pela falta de interesse da mesma que não tem se empenhado no assunto em questão.
Ao contrário de alguns municípios da região agreste que já superaram a marca dos 80% de seus eleitorados, como é o caso de Malhador, o município serrano ainda oscila em torno dos seus 75%. Confira os números mais recentes, obtidos hoje por volta das 8:15h no Cartório Eleitoral de Itabaiana:
Cadastramento: 44.895
Alistamento: 1.597
Transferência: 1.438.
Vale lembrar que desde a semana passada, voltou a crescer a procura pelo cadastro no cartório desta cidade. O prazo máximo estipulado para ficar em dia com o seu direito de cidadão se estende apenas até o dia 16 de dezembro, sexta-feira da próxima semana, salvo mudança de última hora, o que não acreditamos acontecer.
Só para se ter uma idéia, de acordo com levantamento feito pelo notnet junto a equipe coordenada pela chefe de cartório Analberga, nas últimas 48 horas, 895 eleitores compareceram no fórum, a exemplo de 32 novos alistamentos com 15 transferências, números considerados de regular para bom.
"Tive que ir no centro da cidade para pagar duas multas por me ausentar em algumas eleições, mas só conseguí pagá-las após pegar um mototaxista. Perdí tempo e dinheiro", protestou o trabalhador braçal Manoel Joaquim de Santana ao retornar para sua casa.
Bem que o Ponto Banese da Ciretrãn poderia ser reativado, pois não funciona a um bom tempo. Não se sabe se há algum agente credenciado nas proximidades do Marianga para receber títulos, cobranças.
Roberto Carioca/Redação notnet.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário