O Governador Marcelo Déda, em entrevista coletiva a imprensa, quando de sua última visita ao agreste do estado, reafirmou que vai mesmo realizar o concurso na educação, visando preenchimento de vagas nas escolas da rede.
Perguntado pelo repórter Roberto Carioca, no programa "Na Boca do Povo" da Princesa FM, da cidade de Itabaiana, a respeito da publicação do Edital, o Governador afirmou:
"O Edital sairá provavelmente entre o finalzinho de setembro e início de outubro. A Secretaria de Educação já está fechando os estudos técnicos de recomposição do quadro do magistério. Por enquanto, o trabalho é de definição do número de vagas por disciplina com as suas devidas localizações para só então, se saber em quais regiões do estado há esta carência de professores, e quais são as escolas que estão necessitando de professores, para então se saber que tipo de professor será contratado através do Concurso Público, para finalmente se definir a matriz do Edital, com sua publicação".
Segundo estudos iniciais da Secretaria, cerca de 1.800 vagas deverão ser abertas em Licenciatura Plena, Física, Matemática, Biologia, Química, e Português, com salário inicial baseado no Piso Nacional da categoria, atualmente definido em R$ 1.187,00, mais vantagens, com possibilidade de ascensão horizontal.
A estabilidade no emprego, deverá ser garantida via regime estatutário, com a contratação dos Docentes devendo acontecer no início do ano que se aproxima.
A distribuição de vagas será regionalizada, e através de mapeamento, como já colocado pelo Governador na coletiva.